A nova diretoria do SINTRAJURN, empossada na última quarta-feira (15), realizou no sábado (18) a primeira reunião de trabalho do grupo. O encontro, conduzido pelo Coordenador-Geral Márcio Oliveira, ocorreu em formato híbrido — presencial e virtual — e marcou o início das atividades da gestão 2025/2028, com a definição das diretrizes e prioridades da nova administração.

Com foco na gestão participativa, a diretoria aprovou, por aclamação, que todos os membros, incluindo suplentes, terão direito a voto em igualdade de condições nas deliberações. Também foi estabelecido um calendário fixo de reuniões ordinárias, que ocorrerão sempre na última quinta-feira de cada mês, assim como as atas serão publicadas no site do sindicato, em área restrita aos sindicalizados, passando a integrar a prestação de contas da gestão.

Comunicação e Serviços ao Filiado

Entre as primeiras medidas, a diretoria aprovou a contratação de assessoria jurídica, com atendimento presencial garantido a todos os sindicalizados e o acompanhamento dos processos do SINTRAJURN.

Também foi criada uma comissão de comunicação que será responsável por fortalecer o diálogo com a base, através das redes sociais e página do SINTRAJURN na internet.

Entre as ações previstas estão a reativação do jornal “O Bedelho” e o lançamento de uma campanha permanente de filiação, com visitas presenciais aos tribunais para divulgar as ações do sindicato e seus convênios

Engajamento e Participação

Para incentivar a integração da categoria, foi aprovada a criação do “Sábado Sindical”, um evento periódico que reunirá sindicalizados em atividades de formação e cultura, com palestras, cursos e momentos de confraternização. A previsão é que a primeira edição ocorra no início de 2026, com três encontros ao longo do ano.

Foi deliberada, ainda, a realização de eventos temáticos, como debates sobre a Reforma Administrativa e formação sindical, e a criação de um grupo de mulheres voltado ao fortalecimento da participação feminina nas ações do sindicato.

Outras ações administrativas e de ações junto à Fenajufe também foram tratadas neste primeiro encontro da gestão.

Desta forma, a nova gestão do SINTRAJURN inicia oficialmente o ciclo com compromisso de transparência, participação coletiva e fortalecimento da base sindical, com ações que reforcem o papel do sindicato como voz ativa na defesa dos direitos e valorização dos servidores do Judiciário Federal no Rio Grande do Norte.

Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo