O SINTRAJURN promoveu, na noite desta quinta-feira (12), Assembleia Geral Extraordinária pela plataforma Zoom para tratar sobre os principais temas que envolvem a categoria. O encontro, que integra o Calendário de Lutas aprovado tanto no 12º Congrejufe em Foz do Iguaçu (PR) quanto na reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Fenajufe do último sábado (07), teve como foco principal as reivindicações dos servidores do Judiciário Federal. O debate tratou da proposta de reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos tribunais e conselhos superiores.
Na abertura, o coordenador-geral Leandro Gonçalves apresentou um breve relato sobre as deliberações ocorridas no Congresso da Fenajufe e das mobilizações promovidas pelo SINTRAJURN no dia 28 de maio, em Natal, em defesa da reestruturação da carreira, Adicional de Qualificação e PCCS. Em seguida, repassou informes sobre a reunião da Fenajufe com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, na qual foi confirmado que o STF deverá encaminhar ao plenário uma proposta de reestruturação do AQ, com possível implementação ainda em 2025. Após os esclarecimentos, os sindicalizados presentes debateram a viabilidade de deflagrar uma Greve Geral dos servidores do Judiciário Federal no Rio Grande do Norte pela conquista da reestruturação de carreira e recomposição das perdas salariais.
Foi aprovado o indicativo de participação na greve proposta pelo CDE, marcada para o período de 30 de junho a 4 de julho, com encaminhamento de nova assembleia para decisão definitiva sobre a paralisação. O SINTRAJURN também formalizará à Fenajufe o posicionamento dos servidores potiguares de não abrirem mão da redução das perdas inflacionárias e da diminuição das diferenças remuneratórias, inclusive a partir de 2026. Em outro ponto de pauta, sindicalizadas e sindicalizados aprovaram a defesa da proposta de AQ nos moldes apresentados pelo STF, sugerindo aperfeiçoamentos para a Fenajufe, com a ampliação do limite do Valor-Referência, além do aumento do adicional de treinamento.