O SINTRAJURN esteve presente, nesta quarta-feira (06), no ato convocado pela Fenajufe em frente ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. A mobilização contou com a participação de uma caravana potiguar composta por 10 servidoras e servidores sindicalizados, que se somaram à luta nacional por valorização e respeito aos direitos da categoria.

A manifestação reuniu representantes de sindicatos do Poder Judiciário da União (PJU) de diversas regiões do país, com foco na cobrança por melhores condições salariais, reestruturação da carreira e na aplicação imediata do Adicional de Qualificação (AQ), tão logo a lei seja sancionada.

Durante o ato, enquanto os servidores protestavam na frente do CNJ, os coordenadores da Fenajufe Soraia Marca, Edson Mouta e José Aristéia Pereira foram recebidos pela Diretora-Geral interina do Supremo Tribunal Federal (STF), Fernanda Azambuja. Na reunião, foram informados de que o STF deverá realizar, nesta quinta-feira (07), uma sessão administrativa para apreciação do orçamento do Judiciário para 2026.

Segundo os dirigentes, a proposta orçamentária em discussão prevê um reajuste linear de 8% para os servidores, com aplicação a partir de julho de 2026, conforme a deliberação do Fórum Permanente de Carreiras do CNJ.

Quanto ao Adicional de Qualificação, a Diretora-Geral esclareceu que a aplicação da lei será imediata após sua publicação oficial, ficando a cargo de cada tribunal analisar a viabilidade orçamentária para o efetivo pagamento do benefício.

O SINTRAJURN reafirma o compromisso com a defesa dos direitos dos servidores da Justiça Federal do Rio Grande do Norte e seguirá atuando de forma firme e articulada, em conjunto com a Fenajufe e demais entidades representativas, pela efetiva valorização da categoria.

Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo