Mobilização reuniu sindicatos, centrais sindicais e parlamentares na Assembleia Legislativa do RN.
O SINTRAJURN esteve presente, nesta segunda-feira (20), no Dia Estadual de Luta contra a Reforma Administrativa, em Natal, junto com dezenas de entidades representativas do serviço público do Rio Grande do Norte. A mobilização, que reuniu servidores de diferentes esferas, contou também com a presença de deputados estaduais e federais, centrais sindicais e organizações da sociedade civil, em um forte ato em defesa dos direitos do funcionalismo e dos serviços públicos.
A programação incluiu um ato público em frente à Assembleia Legislativa, seguido de uma audiência pública para discutir os impactos e desafios da proposta de Reforma Administrativa em tramitação no Congresso Nacional. A audiência foi proposta pela deputada Divaneide Basílio (PT), em parceria com os deputados Isolda Dantas (PT) e Francisco do PT, e reuniu parlamentares, dirigentes sindicais e especialistas em gestão pública.
Durante o debate, os participantes denunciaram os riscos da reforma, que altera profundamente o regime jurídico dos servidores, a estabilidade no serviço público e a estrutura das carreiras, além de abrir caminho para a privatização, terceirização e precarização do atendimento à população. Também foi destacada a ameaça que a proposta representa ao financiamento das áreas de saúde e educação, com a possível desvinculação de recursos obrigatórios.
O deputado federal Fernando Mineiro (PT) defendeu a união entre a classe política e as centrais sindicais, alertando que “a luta agora é para que não cheguem às 171 assinaturas” necessárias à tramitação das matérias no Congresso. “Temos aqui 23 sindicatos e oito entidades nacionais, e a sugestão é que todas enviem mensagens aos parlamentares pedindo que não aprovem a proposta”, afirmou o parlamentar.
Para as deputadas Divaneide Basílio e Isolda Dantas, o ato representou um marco de união e resistência. “É um grande levante contra a Reforma Administrativa, um movimento que envolve toda a sociedade e busca impedir mais um retrocesso contra os trabalhadores e o serviço público”, destacou Isolda.
Representante do SINTRAJURN na mobilização, o coordenador Max Foeppel reforça a importância de ampliar a luta em todo o país. De acordo com ele, “foi um ato muito importante, com a presença de várias e vários parlamentares federais, estaduais e municipais, centrais sindicais, sindicatos e organizações da sociedade civil. Todo mundo junto contra esse projeto anti-povo, num movimento que precisa crescer, pois o exemplo das amplas manifestações que enterraram a ‘PEC da bandidagem’ deve ser seguido, porque nos mostram que o povo na rua é o maior exercício da Democracia e tem a força de derrotar qualquer retrocesso que queiram nos impor”, avalia.
Além de Max, o sindicato esteve presente nas atividades através do coordenador-geral Janilson Sales de Carvalho, pela coordenadora Francisca Gomes e o coordenador Ibsen Oliveira Gurgel.
“Nossa presença foi para demonstrar que os servidores do PJU e o SINTRAJURN estão mobilizados, tanto no Rio Grande do Norte como em Brasília, contra a Reforma Administrativa, porque a proposta representa o fim do serviço público”, completa Francisca.
O SINTRAJURN segue integrado à luta em defesa dos direitos dos servidores e do serviço público e destaca que a união e mobilização serão determinantes para barrar mais esse ataque ao Estado brasileiro.
Junte-se ao SINTRAJURN em mais essa luta!
Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo






