O SINTRAJURN marcou presença no 14º Encontro do Coletivo Nacional da Fenajufe de Oficiais e Oficialas de Justiça Avaliadores Federais (COJAF), realizado em Brasília no último sábado (29) e domingo (30). O sindicato foi representado pelo coordenador Daniel Brandão da Cruz Lira, que acompanhou os debates promovidos ao longo do encontro e reforçou o compromisso da entidade com a participação ativa nos espaços nacionais de discussão da categoria.
Durante os dois dias de evento, foram discutidos temas estruturantes para os Oficiais, como os desafios da valorização no novo modelo de estrutura do PJU, os impactos da Resolução 600/2024, a modernização da atividade dos Oficiais de Justiça diante das novas tecnologias e da Inteligência Artificial, além de questões legislativas como os PLs da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação, a desjudicialização (PL 6204/19), porte de arma, aposentadoria especial e o panorama orçamentário para 2026.
Para o coordenador do SINTRAJURN, a participação direta da coordenação em eventos por segmentos representa uma mudança significativa na condução política do sindicato. “A presença do sindicato nos debates realizados da Fenajufe por segmentos demonstra a preocupação da atual diretoria do SINTRAJURN na integração e diversificação da participação, quebrando o ciclo de centralização que ocorria anteriormente. A presença do SINTRAJURN reforça a representatividade do sindicato nas ações conjuntas com a Fenajufe e as demais entidades de base, além de garantir que o servidor ocupante da função esteja presente nas discussões e encaminhamentos por entender e vivenciar no dia a dia os temas debatidos. Isso é fundamental para qualificação do debate e das deliberações ocorridas junto à Federação”, finaliza Daniel Brandão.
O SINTRAJURN segue integrado nas atividades de interesse de toda a categoria e participativo nos debates, garantindo representação qualificada nos espaços onde se decidem os rumos da carreira dos servidores e servidoras do Judiciário Federal, especialmente, do Rio Grande do Norte.
Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo






