O TRE/RN realizou, nos dias 29 e 30 de outubro, o 1º Encontro do Fórum de Ética e Integridade da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte: da política à ação, evento voltado a servidores e gestores da instituição.

A programação contou com painéis, oficinas e o lançamento de materiais institucionais, como o 1º Programa de Integridade do TRE-RN, o novo Código de Ética e Conduta e a Cartilha de Boas Práticas de Ética e Integridade.

O SINTRAJURN foi um dos patrocinadores do evento ocorrido no plenário do Tribunal, e contou com as presenças dos coordenadores Max Foeppel e Sheila Araújo que falaram sobre a nova gestão do sindicato e a importância da sindicalização e da participação de todos os servidores — ativos e aposentados — nas ações da entidade.

A coordenadora Sheila destacou que o novo período à frente do SINTRAJURN marca um momento de reafirmação do compromisso coletivo e de fortalecimento da representação sindical.

“Ser associado ao sindicato é um ato de consciência e fortalecimento coletivo. No caso dos servidores do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, o sindicato é o espaço legítimo de representação, onde a categoria se une para defender seus direitos, conquistar avanços e enfrentar retrocessos. A filiação ao sindicato não é apenas um gesto de apoio; é um compromisso com a defesa do serviço público de qualidade, com a valorização da categoria e com a manutenção de um Judiciário forte, independente e comprometido com a sociedade. Unidos, os servidores têm mais força para lutar, proteger seus direitos e garantir o respeito que o seu trabalho merece”, afirmou.

Max Foeppel ressaltou o papel essencial da união e da mobilização sindical diante dos desafios que se impõem aos servidores públicos. “Quero apenas reforçar a importância de estarmos juntos, unidos em torno do Sindicato. Há muitas batalhas a travarmos. Uma delas é essa terrível reforma administrativa que precisamos nos mobilizar para derrotá-la. Um claro exemplo recente da importância da união e da mobilização foram os grandes atos contra a PEC da bandidagem, que fizeram com que ela fosse enterrada por unanimidade no Senado! Encerro com uns versos de Raul Seixas que são muito conhecidos e sempre necessários: ‘sonho que se sonha só é só um sonho; mas sonho que se sonha junto é realidade’”.

O SINTRAJURN parabeniza o TRE-RN pela realização do evento e segue, lado a lado com os servidores, na construção de uma Justiça cada vez mais ética, transparente e fortalecida pela participação e pela união da categoria.

Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo