Após três anos, o SINTRAJURN voltou a ter a representação de um coordenador aposentado no Encontro Nacional de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do PJU e MPU (Conap), promovido pela Fenajufe no último sábado (08) e domingo (09), em Brasília. O coordenador-geral Carlos Pinheiro participou das discussões que reuniram representantes de 16 sindicatos de base para debater temas de interesse do segmento, reafirmando o compromisso do sindicato com a valorização e defesa dos direitos de quem dedicou a vida ao serviço público.
Na abertura dos trabalhos, os(as) participantes refletiram sobre conjuntura, carreira, reforma administrativa e o apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006, além das perspectivas de aprovação no Senado dos PLs 4750 e 3084/25, que tratam da recomposição salarial e do adicional de qualificação.
Temas como a Reforma da Previdência (EC 103/19), Funpresp-Jud, ações no STF, Benefício Especial, Auxílio-Nutrição, e os desafios da terceira idade também estiveram em pauta no primeiro dia do CONAP.
Durante o debate sobre o Auxílio-Nutrição, Carlos Pinheiro defendeu a concessão do benefício, ressaltando que o SINTRAJURN segue atuando fortemente pela aprovação da medida. Ele também destacou a decisão liminar conquistada pelo sindicato que suspendeu a incidência do Imposto de Renda sobre o Benefício Especial, uma vitória recente em favor dos aposentados.
No domingo (09), o Encontro abordou políticas de equidade e acessibilidade digital, com destaque para a participação da juíza Lúcia Mattos (TRT-4) e do servidor Márcio Martins (Sintrajufe/RS). O pesquisador Gustavo Machado, do Ilaese, encerrou o evento discutindo os impactos da Inteligência Artificial e da digitalização no serviço público.
SINTRAJURN reafirma compromisso com aposentados e pensionistas
Para Carlos Pinheiro, a participação de um dirigente aposentado no CONAP foi essencial para reafirmar a presença do SINTRAJURN em defesa dos aposentados, além de fortalecer o diálogo com as entidades representativas. Segundo o coordenador, o sindicato volta de Brasília com a expectativa de retomar a instalação do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, promovendo encontros, cursos e atividades voltadas ao segmento, além de realizar um Encontro Estadual de Aposentados patrocinado pelo SINTRAJURN.
“Foi um momento de aprendizado e de fortalecimento da nossa representação. Precisamos garantir que os aposentados continuem tendo voz ativa nas pautas nacionais e nas ações do SINTRAJURN e o objetivo dessa diretoria é promover maior integração e diálogo com sindicalizadas e sindicalizados”, finaliza Pinheiro.
Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo






