O SINTRAJURN realizou no último sábado (06), na sede do Sindicato em Natal, um importante debate sobre a reforma administrativa, reunindo servidores, dirigentes sindicais, professores e parlamentar para aprofundar a análise dos riscos dessa proposta que ameaça direitos e o futuro do serviço público no Brasil. O evento faz parte das ações contínuas do sindicato contra o desmonte dos serviços públicos e em defesa das garantias previstas na Constituição.
A atividade reuniu três debatedores com ampla trajetória na defesa das políticas sociais e dos serviços públicos: Divaneide Basílio, deputada estadual; Rogério Paulino, professor da UFRN e Dário Barbosa, professor aposentado do RN.
Na avaliação do Professor Robério Paulino o debate promovido pelo SINTRAJURN “muito proveitoso. Me sinto muito honrado em ter sido convidado e dizer que a reforma administrativa é um assunto que precisa ser debatido com muita urgência com todos os servidores porque ataca muitos direitos, principalmente, a estabilidade”. Paulino destacou que, embora o Sindicato tenha promovido um excelente debate, é fundamental que a base esteja engajada, pois “é urgente esclarecer a categoria para que ela entenda o risco que está correndo”.
A deputada Divaneide Basílio chamou a atenção para a dimensão política da proposta, ressaltando que “a reforma administrativa não é apenas um debate técnico: é uma disputa sobre o futuro do Estado brasileiro e sobre quem terá, na prática, acesso a direitos. Defendo um serviço público forte porque meus passos nasceram em territórios onde o Estado quase nunca chegava, e é por isso que reafirmo: um serviço público forte é a linha que separa direito de abandono”, disse.
Para o coordenador do SINTRAJURN e organizador da atividade, Max Foeppel, o evento representou um momento de qualificação e mobilização. “Trouxemos para o nosso Sindicato uma deputada estadual e dois professores muito renomados no Rio Grande do Norte. Nomes que qualificaram muito o debate, que se insere num conjunto de ações que fazem parte de uma grande luta para derrotarmos essa contrarreforma administrativa, a qual, como foi muito bem abordado no evento, representa um ataque à própria civilização brasileira e a diversas conquistas trazidas pela Constituição Federal de 1988”, finaliza.
O Sindicato lembra que o debate do último sábado ocorreu em formato híbrido com transmissão ao vivo pelo canal do SINTRAJURN no Youtube e pode ser assistido novamente clicando aqui.
Novas atividades serão promovidas, assim como a atuação firme contra a reforma administrativa será mantida ao longo de 2026, com o objetivo de ampliar a conscientização entre os servidores e a sociedade sobre os impactos da proposta.
Em fevereiro, o Sindicato planeja realizar outro evento sobre o tema com a presença de Vladimir Nepomuceno, assessor e consultor de entidades sindicais e especialista em processo legislativo, com ampla atuação na análise de temas relacionados ao serviço público.
O SINTRAJURN agradece a participação de todos e convoca a categoria a continuar engajada nas atividades, debates e mobilizações para barrar retrocessos e fortalecer o serviço público no Brasil.
Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo






