A Diretoria Executiva do SINTRAJURN intensificou as ações para viabilizar o acesso das servidoras e dos servidores sindicalizados a cursos que garantam o Adicional de Qualificação, bem como, a valorização profissional e o fortalecimento da carreira no Poder Judiciário da União.
A iniciativa foi impulsionada pela Lei nº 15.292/2025, que atualizou os critérios e os valores do Adicional de Qualificação, ampliando a importância da formação continuada. Diante desse novo cenário, o sindicato tem realizado tratativas com universidades públicas e privadas do Estado para a celebração de convênios que facilitem o ingresso dos filiados e filiadas, em especial em cursos de mestrado e doutorado, não se descuidando dos cursos de especialização, graduação e certificações profissionais, abrangidas pela Lei.
As negociações envolvem diálogo institucional, respeito aos princípios da administração pública e à autonomia universitária, buscando construir soluções que atendam às necessidades dos servidores. De acordo com o Coordenador-Geral do SINTRAJURN, Márcio Oliveira, este é um trabalho cuidadoso, mas estratégico. “Estamos empenhados em abrir caminhos para que os servidores e servidoras tenham mais oportunidades de qualificação, o que impacta diretamente na valorização da carreira e na qualidade do serviço público”, afirma.
Como parte desse processo, a diretoria do sindicato lança uma pesquisa junto à base para identificar as áreas de interesse, o perfil da demanda e a disposição para eventuais custos dos cursos a serem divulgados oportunamente. As informações coletadas servirão de subsídio para fortalecer as negociações com as instituições de ensino e viabilizar parcerias efetivas.
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DA PESQUISA DO SINTRAJURN
O questionário deve ser respondido até o dia 28 de fevereiro por todas as pessoas interessadas. As respostas serão de uso exclusivo da diretoria e fundamentais para o planejamento das ações pelos convênios.
O SINTRAJURN destaca que a participação é essencial para o sucesso da iniciativa, que integra uma política permanente de incentivo à qualificação, ao reconhecimento profissional e à valorização e desenvolvimento dos servidores do Judiciário.
Do SINTRAJURN, Caroline P. Colombo





